terça-feira, 6 de novembro de 2012

Estudo da Volumetria

A volumetria da Vila foi definida levando em conta a individualização das casa. Quando se trabalha com o mesmo elemento repetidas vezes a volumetria pode ficar muito monótona e tediosa, ainda mais se tratando de casas geminadas. Partindo desse principio busquei referencias de alguns arquitetos que utilizam os mesmos volumes mas de variável, para esse projeto me referenciei no arquiteto paulista Isay Weinfeld, pelo seu jogo de volumes e janelas.

Outro problema no projeto era a extensão do pavilhão que poderia deixar o conjunto muito pesado visualmente. Então parti dos princípios de assimetria, planos em balanços e elementos vazados. 

Como a planta das casa permitia trabalhar com espelhamento utilizei a escada, elemento pontual no projeto, para ritmar o projeto.

Vista da entrada da Vila

Vista de uma das fachadas

O volume do bloco de escadas é fechado com perfis alumínio e coberto por policarbonato.   
A luz que entra por ele ajuda na iluminação do HomeOffice  e o corredor da casa. A faxada de vidro sobre os portões iluminam a parte frontal da garagem e quebram a continuidade da fachada.

As fachadas posteriores, que abrigam a maior parte das janelas, seguiu o mesmo padrão de assimetria da frente.


 
Nos fundos não há balanços. os relevos foram conseguidos com molduras em torno das varandas e os blocos das caixa d'água.

A volumetria não esta totalmente finalizada, algumas cores ainda podem ser alteradas, o paisagismo ainda não foi desenvolvido e as garagens/área de lazer não foram detalhados.
Por questão de visualização os muros existentes não estão aparecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário