segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A nova Via

Na primeira proposta de implantação, a via local era linear com largura de 11 metros para circulação de veículos, 4 metros para a circulação de pedestres e um cul-de-sac de 12 metros de diâmetro.

 Apos uma re-analise levando em conta o numero muito pequeno de veículos que usarão a rua diariamente, baseado na quantidade de vagas de garagem e  a integração na parte comum da vila, a solução se mostrou pouco criativa e funcional.

O traçado da Lombard Street, que é uma das vias de transito mais famosas da cidade de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. Ganhou destaque internacional devido à ladeira íngreme pela qual passa em zigue-zague. 





O formato incomum da rua foi idealizado em 1922 pelo proprietário Carl Henry, com a finalidade de eliminar os 27 degraus que desciam a colina e de possibilitar o tráfego de automóveis.
O traçado alem de força o condutor a diminuir a velocidade nas curvas, valoriza o trajeto até o edifício.

Tomando com referencia a Lombard St. projetei uma via sinuosa para o projeto, para facilitar o acesso às garagens com curvas que facilitam as manobras. Duas propostas foram desenvolvidas, ambas com uma via de 7 metros pra veículos e duas de 2 metros para pedestres.
A primeira tem o passeio púbico margeando a rua, o acesso às casas se faz pelo caminho até a garagem.

Entre os caminhos de acesso às casa há jardins de formato variável. Nessa proposta a calçada acompanha a sinuosidade da rua .

Já na segunda proposta a via de pedestre é linear e rente às casas, diminuindo a área do passeio e aumentado a área dos jardins.




Em ambas propostas o caminho até as casas são revestidos de piso concregrama, aumentando a área permeável.

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